O que são Armazéns e como torná-los mais seguros e produtivos

Os armazéns são espaços físicos onde são estocadas, desde matérias-primas como mercadorias prontas para o consumo. Com o passar do tempo e o aumento da quantidade de produtos no estoque, surgiu uma grande necessidade de otimizar a segurança e a produtividade.

Portanto vamos entrar nas definições do que são os Armazéns, suas classificações e tipos, e como pode ser feita sua otimização, para garantir um processo de estoque e carga ou descarga muito mais eficientes!



O que são Armazéns

Os Armazéns são prédios utilizados pelas indústrias, importadoras, exportadoras, centros comerciais, transportadoras etc., para estocar produtos como: matérias primas, embalagens, peças sobressalentes, componentes, mercadorias industriais e agrícolas.

Normalmente, estes prédios possuem docas de carga e descarga, que podem ser projetadas para realizar este processo por meio de caminhões, ferrovias ou portos.

Dentro destes locais são necessários dois elementos chave, que são: segurança, pois há um grande fluxo de empilhadeiras e funcionários, e produtividade, que é consequência de uma gestão organizada e praticidade na realização dos processos de estoque.

Classificações de Armazéns

Há diversas classificações de Armazéns, como:

Armazéns de Mercadoria

Talvez, a classificação mais comum e conhecida de armazém, é a de mercadorias. Ele é tem como função principal armazenar os produtos dos varejistas, e, também, é responsável pela realização de inventário e controle dos estoques.

Armazéns Refrigerados

Este tipo de armazém é amplamente utilizado na indústria de alimentos perecíveis, já que muitos deles requerem uma temperatura de –25ºC, como os produtos agrícolas, que precisam ser refrigerados para que não haja risco de geminação, apodrecimento ou danos causados por insetos e pragas.

Outros tipos de produtos que se beneficiam desta armazenagem são os processados (carnes, peixes, laticínios etc.) e outras mercadorias como cerveja e tabaco.

Distribuidoras

As distribuidoras funcionam como uma espécie de armazém, pois elas fazem todo o processo de preparação da mercadoria (empacotar e rotular) para o varejo, além de fazerem, também, o seu inventário, antes de enviar para lojas em território nacional ou internacional.

Armazém Ferroviário

Estes armazéns se utilizam do sistema ferroviário para envio e recebimento de carga, muito utilizado para transporte de minérios ou outros produtos como, algodão.

Armazém Portuário

Diferente do Armazém Ferroviário, neste o transporte é feito a partir do uso de navios cargueiros, que levam a carga, normalmente, para outros países. Bastante usado para centros de exportação e importação de mercadorias.

Tipos de Armazém

Aqui temos os três principais tipos de Armazém:

Próprio

Como o nome infere, o galpão é propriedade de uma determinada empresa ou indústria, ou seja, a responsabilidade sob a gestão do espaço e dos produtos ou insumos que estão armazenados são do proprietário.

Terceirizado

Neste tipo de armazenagem, as empresas e indústrias delegam a responsabilidade de gerenciar os produtos e espaço a uma empresa terceirizada, especializada na área, que acompanhará todo o processo de estocagem de perto.

Contratada

Pode-se dizer que este modelo é um intermediário entre os anteriores, pois a empresa ou indústria contrata o espaço físico do armazém, mas precisa deslocar sua equipe para realizar o gerenciamento do estoque.

Como otimizar a produtividade e segurança dos Armazéns

Um armazém precisa ser um local bem gerenciado e organizado, caso contrário pode haver perda de mercadorias ou insumos, lentidão no processo de estocagem e acidentes, que tornam o local mais perigoso e ineficiente. Para aumentar a segurança e produtividade dos armazéns, é importante contar com uma gerencia competente que organize os processos, e equipamentos que agilizem e sinalizem o fluxo dentro do prédio. As Portas Rápidas entram como equipamentos importantes para os Armazéns, pois como o nome sugere elas são ágeis, abrindo rapidamente e fechando de maneira controlada, tornando o fluxo muito mais ágil. Ademais, as portas rápidas de qualidade possuem elementos como:

  • Motoredutores: que adequam as velocidades de abertura e fechamento, fazendo com que a porta se feche de maneira controlada;

  • Sensores Fotoelétricos: garante mais segurança, pois ao detectar algo no sensor a porta inicia a reversão da folha, para não atingir o colaborador ou empilhadeira;

  • IHM de comunicação: a Interface Homem Máquina é um sistema de automação que reduz o tempo de ajustes e facilita diagnósticos, deixando os processos muito mais ágeis;

  • Adicionais de sinalização: para promover ainda mais segurança a todos, é possível instalar equipamentos de sinalização como, Barras de LED e Displays, que mostram o estado da porta e quanto tempo falta para ela se fechar.

Outro fator importante a ser considerado, é o acionamento da porta, principalmente no caso dos Armazéns, pois é importante avaliar o mais adequado para cada fluxo dentro do prédio. Por exemplo: um local com elevado fluxo de empilhadeiras é recomendável o uso do looping, que reconhece a massa metálica e aciona a abertura da porta.

Já para os armazéns com doca de caminhões, é importante implementar um sistema de doca eficiente com Abrigo de Doca e Niveladora de doca.

Estes dois equipamentos oferecem muito mais segurança para os colaboradores, que realizam o processo de carga e descarga, além de proteger a mercadoria ou insumos de possíveis intempéries ou acidentes.

Isso é possível devido fato do Abrigo de Doca ser uma estrutura resistente que se encaixa, por meio de gravidade, à carroceria, formando uma vedação, e a Niveladora de Doca que faz a ligação entre doca e caminhão, oferecendo uma ponte segura para os funcionários.

Em suma, vemos o quanto é importante investir em equipamentos que promovem a segurança de todos dentro do armazém, afinal aumentando este fator, a produtividade irá se elevar proporcionalmente.

Como a Visoflex pode te ajudar

Aqui na Visoflex, temos portas rápidas com um avançado sistema de segurança, nossos quadros de comando possuem display LCD, para transmitir o status da porta e CDL nacionais, facilitando a customização e a reposição de peças.

Ademais, temos também os Abrigo de Doca, com estrutura em aço galvanizado e a Niveladora de Doca com sistema de elevação hidráulica e pestana móvel para se adequar a variados tamanhos de caminhão.

Sendo assim, se você deseja otimizar a segurança e a produtividade de seu armazém, entre em contato conosco que vamos ajudá-lo a escolher os melhores equipamentos, que irão suprir as suas necessidades!



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo